TERAPIA EM GRUPO

A terapia deve ser um lugar de encontro entre a possibilidade e a impossibilidade, mas também um lugar seguro, onde cada um poderá reforçar suas estruturas psico-emocionais em busca dos sonhos e do futuro.

Terapia em grupo, por sua vez, costuma envolver mais de três pacientes, os quais, muitas vezes, nem se conhecem. As sessões tendem a ser um pouco mais longas que as da terapia individual e contam com uma dinâmica um pouco diferente.

Por exemplo, na terapia de grupo, “o profissional responsável, que é o terapeuta, inicia a sessão abordando um pouco da teoria de determinado tema e definindo conceitos. Depois, as pessoas do grupo podem expor seus sentimentos e suas vivências”.

Além disso, assim como na terapia individual, há a questão do sigilo.

Quais os benefícios da terapia em grupo?

O paciente que participa da terapia em grupo usufrui de vários benefícios.
Oferece a chance de ser ouvido.

Favorece relações interpessoais
“A partilha dos próprios sentimentos é uma forma de desenvolver habilidades sociais.

Proporciona troca de experiências
E uma grande oportunidade para conhecer pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes.

Quais os principais temas:

Em geral, são temas como mudanças, inseguranças, depressão, ansiedade, violência, vícios, separação, doença, preconceito, problemas nas relações pessoais ou de trabalho, entre outros.

A terapia de grupo também é indicada para trabalhar o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades. Com as sessões e o apoio dos demais participantes, é possível analisar seus próprios sentimentos e comportamentos e promover a mudança para o seu crescimento pessoal e melhoria da qualidade de vida.


tmc_a_free_consultation1

    Solicite uma Consulta

    × Como posso te ajudar?